O que vestir no ensaio gestante
Muitas gestantes me perguntam se eu possuo figurino para os ensaios e, principalmente, o que é legal vestir em frente à câmera. Sei que essa também pode ser sua dúvida, então resolvi fazer esse post para sugerir algumas ideias e lhe ajudar na escolha.
Eu não tenho figurinos para gestante por um único motivo: quero fotografar você. Como você é. Seu jeito, seu cabelo, sua casa e, é claro, suas roupas. Por isso meu estilo é chamado lifestyle. Mas eu também faço questão de ajudar na escolha das melhores peças. As cores que valorizam a foto e os modelos que valorizam seu corpo. Abaixo veja os pontos principais para levar em consideração na hora de escolher as roupas (sua e de quem for participar com você):
1- Mostre a barriga, mas não o tempo todo
Por um período, o uniforme oficial dos ensaios de gestante era legging + top. Nada contra essa combinação, mas acredito que uma sobreposição (camisa, lenço, casaquinho) deixa o visual delicado e elegante. Também podemos cobrir a barriga com uma blusinha ou vestido, dessa forma mudamos um pouco o foco das fotos para o amor entre o casal, por exemplo.
2- Não fuja do seu estilo
Se você só usa roupa preta, ou se está sempre de salto alto, não faz sentido ser diferente no seu ensaio. Quero que, no futuro, olhe as fotos e se reconheça nelas. O mesmo vale para as unhas, maquiagem e acessórios, não importa se será feita por uma profissional ou por você mesma, desde que se sinta linda e que combine com sua personalidade.
3- Pense no cenário
Se você escolheu um parque ou chácara, vale a pena investir num visual mais despojado, como regata de malha e shorts jeans. Saia longa florida também fica lindo nesse ambiente, assim como sapatilha ou sandália sem salto. E até descalça, por que não? Para praia não se limite ao biquíni, escolha uma saída de praia diferente e um vestido que marque bem a barriga. Nesse caso, chapéu e canga dão uma ótima valorizada no visual.
No ensaio feito em casa, dá para incluir fotos de lingerie. Mesmo que você seja tímida, vale a pena experimentar, garanto que vai amar o resultado final.
4- Atenção com as cores
Para que a roupa não chame mais atenção que vocês, sugiro cores neutras e estampas discretas (sempre dentro do seu estilo, é claro). Não use peças com brilho, com logotipo e fluorescentes. Estampas geométricas também merecem atenção, dependendo do ângulo podem distorcer o corpo.
5- A roupa do pai também é importante
Não é porque você está carregando o bebê, que o visual do pai precisa ficar em segundo plano. Na maior parte das fotos vocês estarão juntos e, por isso, é importante uma harmonia na roupa de vocês. Não precisa ser tudo exatamente na mesma cor, mas é legal que “conversem” entre si. Se ele fizer questão de fotografar com a camisa do time, não tem problema, mas sugiro levá-la à parte para fazer apenas algumas fotos, assim não fica cansativo ou muito datado.
6- Leve opções, quantas quiser
Não significa que vamos fazer um catálogo de moda, provavelmente você vai usar apenas umas 2 peças diferentes. Mas acho importante ter opção para decidir na hora. Se você não se importar, eu gosto de opinar no que dá certo ou não.