Dicas para uma festa ecológica
Quem me conhece sabe que adoro planejar e executar as festas de aniversário das minhas filhas. E, depois da terceira festa, posso dizer que estou me profissionalizando hahaha.
Brincadeiras à parte, eu pesquiso muito, muito mesmo sobre o assunto. Sempre procuro ideias diferentes, práticas e baratas. E, a cada ano, descubro um ponto importante para melhorar na próxima. O que ficou muito claro para mim nesse período foi que festa gera MUITO lixo. Por isso, minha meta agora é reduzir o máximo que puder nas próximas. Com tantas ideias legais, resolvi dividir as principais com vocês:
1- Substitua as bexigas.
Você parou para pensar que todas aquelas bexigas usadas no painel da mesa irão para o lixo depois que a festa terminar? Ainda que as crianças brinquem com algumas, todas as outras não terão utilidade além de enfeitar. Pesquisando um pouco na net, dá para encontrar alternativas bacanas e que podem ser reutilizadas: tiras de papel, tecido, pompom de papel de seda, lona, painel de planta artificial.
2- Cardápio saudável é possível.
Não há dúvidas que as opções de cardápio oferecidas pelos buffett são práticas e agradam a todos. Porém são repleto de gordura, fritura e condimentos. Com pequenas substituições é possível deixá-lo mais saudável, ecológico e até mais barato. Além de fazer a felicidade dos convidados vegetarianos e/ou veganos (que normalmente sofrem nas festas tradicionais).
Comece pesquisando frutas e legumes da estação. Estarão mais bonitos, baratos e saborosos. No pinterest tem milhares de ideias de alimentos saudáveis para servir, que ainda ajudam a decorar.
3- Menos descartáveis.
Que usar pratos e copos descartáveis é muito mais prático, ninguém duvida. Mas a quantidade de lixo que gera é imensa. Para quem vai servir almoço/jantar usar utensílios de louça é mais elegante e ecológico. É possível alugar tudo por um valor bem acessível. Para as crianças vale material de acrílico resistente, que pode ser reutilizado e sem risco de quebrar.
No caso das festas mais descontraídas, com salgadinhos no cardápio, vale utilizar guardanapo e prato de papel. Servir quitutes em palitinhos e em porções pequenas também elimina a necessidade de prato e talher.
Até mesmo as toalhas das mesas podem ser tecido. Caso não queira alugar, vale a pena comprar uma cor neutra e reutilizar em outras festas.
4- Lembrancinhas
Que tal substituir as tradicionais sacolinhas plásticas e embalar as lembrancinhas em papel craft? Ou mesmo em caixa de papelão ou madeira (que poderão ser reutilizadas depois). Outra ideia legal, se você for do tipo crafiteira, é reutilizar lata de leite ou achocolatado para colocar as lembrancinhas. Se embrulha-las com tecido, fica lindo e ecológico.
Dar vasinhos e sementes de presente também é uma ideia que agrada muito (os convidados e o planeta).
5- De olho na decoração
Na festa de um ano da minha caçula, fiz toda a decoração por conta própria e descobri que, sim, é possível fazer todos os enfeites de papel e gastar muito pouco.
Ao invés de comprar um bolo fake, feito de EVA e isopor (que irá para o lixo depois), que tal encomendar um bolo de verdade, decorado com o tema da festa? Fica lindo e delicioso.
Aqui a reciclagem também corre solta. Muitos objetos que iriam para o lixo, podem virar decoração: potes de papinha, lata de leite, rolo de papel toalha, pote de iogurte, entre outros. Até os docinhos também podem ser embalados com papel ao invés de plástico. E os acrílicos podem ser substituídos por vidro ou tecido. Vai continuar lindo e a natureza agradece.
6- O convite
Quem disse que convite virtual é deselegante? Hoje em dia, existem muitas formas de fazer um convite personalizado, criativo, sem precisar gastar papel e transporte. Whatsapp, e-mail, grupo no facebook, opções não faltam para convite virtual. Deixe os impressos para aquela tia-avó que faz questão do tradicional.
7- O local também importa.
Na hora de escolher o lugar da festa, levamos vários pontos em consideração: localização, custo, capacidade de convidados. Que tal incluir mais alguns pontos na lista? Caso a festa seja de dia, quanto mais iluminação natural, melhor. Economiza energia e, de quebra, deixa as fotos ainda mais bonitas. Se for uma festa pequena, você pode pensar em algum parque ou praça perto da sua casa. As crianças vão adorar explorar o local, brincar na areia e no parquinho. E você não gasta com buffett ou aluguel de brinquedos.