Como tirar {ótimas} fotos dos filhos com o celular
Não há como negar, a câmera fotográfica do celular abriu um mundo de possibilidades no nosso dia a dia. Está muito mais fácil registrar as pequenas conquistas dos nossos filhos, as gracinhas, aqueles momentos inesquecíveis e compartilhar tudo com a família que está longe… Claro que, mesmo com todos os recursos e aplicativos disponíveis no aparelho, ela não substitui o trabalho profissional, com a câmera adequada e os anos de estudo. Por outro lado, é possível aprimorar as fotos feitas no celular, com apenas algumas pequenas mudanças. Veja as dicas abaixo e passe aquelas fotos do dia a dia para outro nível:
1- Preste atenção na luz.
A iluminação (ou a falta dela) faz toda a diferença na qualidade da fotos. Antes de fotografar, observe o ambiente e tente posicionar a criança próxima a fonte de luz, como uma janela ou varanda, por exemplo. Você também pode usar uma cortina branca para deixar a luz mais suave. Cuidado com lâmpadas de luz amarela porque ela influencia na cor da pele e o efeito não fica legal.
2- Limpe o fundo.
Mesmo que você queira fotografar um momento espontâneo, você pode tentar tirar da cena tudo o que possa poluir e tirar o foco do assunto principal. Brinquedos coloridos, fralda, tecidos, meias… Muitas vezes basta mudar um pouco o ângulo da foto para conseguir um cenário mais neutro. Se for fazer uma foto mais “posada” busque uma parede branca, lisa, ou até mesmo com uma textura diferente, que possa trazer mais personalidade a foto.
3- Sorriso espontâneo
Muitos dos meus pequenos clientes já estão condicionados a sorrir mostrando todos os dentes, quando sabem que serão fotografados. Chega a ser automático, basta ver a câmera que param a brincadeira e abrem aquele sorriso travado. Para quebrar esse comportamento e conseguir lindos sorrisos, você pode fazer alguma brincadeira, algo que pegue seu filho de surpresa. Você pode pedir para ele dizer alguma palavra inusitada no lugar do tradicional “x”, como por exemplo: “diga meleca”. Esteja preparada para fotografar uma gargalhada e muitas caras fofas. Outro ponto importante é lembrar que foto linda não significa, necessariamente, estar olhando direto para câmera. Capturar o momento da brincadeira, mesmo que esteja olhando para baixo, concentrado, faz parte de um lindo registro do dia a dia.
4- Tapa no visual
Antes de fotografar, certifique-se de que a roupa e o rosto da criança estejam limpos e os cabelos arrumados. Não precisa estar extremamente impecável, mas o suficiente para não chamar mais a atenção que ela mesma.
5- Luz de fim de tarde
Sabe aquela foto que parece saída do conto de fadas, de tão mágica? O segredo é a luz. Mesmo com o celular é possível fazer fotos lindas contra luz e brincar com os raios solares entre os cabelos do seu filho.